A Menina do Coração Tagarela

Esse coração fala demais.

Como evitar discurssões desnecessárias

Muitas vezes discutir é uma perda de tempo. Em nome de qualidade de vida e para não desperdiçar seu tempo: evite os sofistas!
Talvez você não conheça o termo, mas certamente já topou com alguns deles ao longo de sua vida, ou até o foi em determinados momentos, se você cursou ensino superior na área de humanas é quase certo que tenha topado com vários. O sofista é um sujeito irritante, ele gosta de te fazer raiva. Enquanto qualquer ser humano minimante sensato parte de um raciocínio e chega à conclusão através de um desencadeamento lógico de ideias, o sofista molda este desencadeamento de forma a levar a uma conclusão pré-concebida, ignorando as incongruências, dando peso maior ao que lhe fortalece o ponto e deixando de fora ou desdenhando tudo que lhe desfavorece.

Sim, o raciocínio sofista é capenga e tendencioso, sua argumentação raramente resiste a uma série de por quês? bem colocados. Mas o sofista afiado é mestre em não colocar seu argumento em teste, antes disso, ele se apresenta como o dono da verdade estabelecida e sempre, sem exceção vai tentar te colocar na posição de ter que convencê-lo do contrário, e cada argumento que você apresentar será rebatido com instrumentos de retórica, e não raramente ataques pessoais.

E uma discussão que não acrescentará nenhum conhecimento e não expandirá nenhum horizonte, deve ser evitada a todo custo em nome da qualidade de vida e do tempo desperdiçado. Mas, claro, você pode sempre tentar virar o jogo e dar ao sofista o ônus da prova, para derrubá-lo em seu campo, mas isto requer alguma habilidade, muito tempo e paciência.


Em termos práticos, como reconhecer um sofista:


1. Ele sempre se apresentará como dono da verdade posta, se houver uma argumentação inicial, ela será parcial, talhada para atingir o resultado que ele quer.
2. Na discussão, você será colocado na posição do errado, e deverá convencê-lo do seu ponto.

3. Seus argumentos serão combatidos com meias verdades e reduções ao absurdo, por mais lógicos que sejam.

4. Ataques pessoais são comumente usados, novamente, com meias verdades e reduções ao absurdo.

5. O sofista tem prazer em irritá-lo e se regozija com o fato de que você está tentando explicar algo que ele não quer entender.


Texto do colunista: Gilberto "Knuttz" Soares

1 Comentários:

concordo com o texto, porem vale resaltar q tudo q sabemos como verdade hj se da atraves da redução ao absurdo, um coisa é assim simplesmente pq ainda não conseguimos provar q ela naum seja.... esse tipo de coisa hehehehe, mais nem so sofistas são assim, existem tbm os dogmaticos nas diversas areas que partem a uma discurssão tendo como verdadeira sua premissa naum importa qual ela seja sempre sera a certa... ja os sofistas so se predispõe a defender uma tese perante os outros e fazer com q acreditem.....